santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

21/11/2021Caminhos de Caravaggio

Missa do Peregrino: Caminhantes são convidados a celebrar participação no Caminhos de Caravaggio

Desde a criação, roteiro recebeu mais de 900 peregrinos. Recorde de participação foi no mês de setembro

O roteiro turístico religioso Caminhos de Caravaggio, que liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela a Farroupilha, na Serra Gaúcha, reúne diariamente fiéis que buscam aliar a fé, a introspecção e a superação pessoal. A acolhida dos peregrinos, que percorrem os quase 200 quilômetros a pé ou de bicicleta, é carregada de simbologia. Por isso, desde o começo do mês de setembro, a chegada dos romeiros no Santuário de Farroupilha se torna ainda mais especial: passa a ser celebrada a Missa do Peregrino. Ela ocorre diariamente às 15h.

A Missa do Peregrino é, portanto, um momento bastante especial e que torna ainda mais emblemática a chegada dos peregrinos ao Santuário. “É o ponto alto da caminhada, é o ponto mais forte da acolhida. É Cristo que nos recebe, que nos convida para ressignificar a caminhada e os desafios percorridos. A missa, portanto, dá o sentido da caminhada. É Jesus que se faz pão, que se faz peregrino e que nos abraça, sempre com a bênção da Mãe de Caravaggio”, explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Ao término da caminhada, os romeiros recebem ainda um certificado e são convidados a tocar o sino que representa o acolhimento da equipe do Santuário, e simbolizam a superação diante de um desafio tão intenso. Mesmo na pandemia, o roteiro turístico tem se fortalecido e ganhado cada vez novos adeptos. Devotos de todo o país e até do exterior chegam para percorrer essas centenas de quilômetros a pé, de bicicleta, correndo ou de outras formas - tudo em nome da fé e de um propósito maior, que envolve desde o autoconhecimento até a espiritualidade.

Histórias de quem se emociona e se envolve com o Caminhos de Caravaggio chegam diariamente ao Santuário. Um grupo de 8 pessoas presenciou a primeira Missa do Peregrino, celebrada em setembro e, entre eles, estava o atual presidente da Associação de Cofrades e Amigos do Caminho de Santiago, Jorge Cáceres. Vindo de São Paulo especialmente para participar da caminhada, ele estava neste grupo formado por caminhantes de diferentes pontos do mapa brasileiro: de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Pernambuco. Sobretudo, o que uniu os amigos, era a força espiritual e a vontade de conhecer de perto este desafiador caminho.

“O padre nos avisou que seria a primeira vez que seria decretada a Missa do Peregrino e nós ficamos muito contentes. Para nós, foi um fechamento de ouro de tudo que nos propusemos a fazer. A missa foi muito emocionante, nós vimos o espírito de colaboração, cooperação e solidariedade muito forte: tanto das pessoas que estão caminhando, quanto das pessoas que estão atendendo”, descreve Cáceres.

 

Participação recorde em setembro

O Roteiro vem ganhando espaço entre adeptos de caminhadas e devotos a cada mês que passa. Criado oficialmente em maio de 2019, o percurso já soma mais de 900 caminhantes que deixaram, de forma oficial, registrada sua participação.

“Somente em setembro deste ano, somamos 223 caminhantes que participaram. Nunca teve tanta procura. Percebemos que está ficando mais forte mês a mês e que a pandemia contribuiu para o pessoal querer vir mais. Tivemos ocupação máxima em dois dias na nossa pousada”, observa o proprietário da Vinícola Casa Colombo, Antônio Augusto Colombo. Este é o último ponto de apoio do trajeto e, além de vinícola, conta com serviço de hospedagem para cerca de 30 pessoas.

Para ele, o roteiro que alia religiosidade, fé e caminhada trouxe ainda outro ponto positivo: conhecer novos amigos. “Para nós, do interior, ter contato com tanta gente bacana é especial. Vem muita gente de Brasília, São Paulo, Santa Catarina. Esse mês recebemos bastante pessoal de Minas Gerais. É muito bom porque não ficamos mais tão sós”, elogia Colombo.

 

O Roteiro Caminhos de Caravaggio

A rota Caminhos de Caravaggio, que foi lançada oficialmente em maio de 2019, passa por cidades da região turística das Hortênsias (Canela, Gramado e Nova Petrópolis), além das cidades de Caxias do Sul e Farroupilha, tendo um percurso de 200 quilômetros.

Ao fazer o trajeto, o turista recebe um guia de peregrino, que mostra o roteiro completo do percurso, dividido em 10 trechos, e também traz algumas dicas de locais para se alimentar e descansar. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km.

No início do trajeto, o turista ainda recebe um passaporte, o qual é carimbado em cada parada. No final do percurso, ele recebe um certificado que comprova que ele percorreu os 200 quilômetros do roteiro Caminhos de Caravaggio.

O GRUPO DE ROMEIROS

José Ubaldo do Nascimento (Tuca) (Recife-PE) – Já percorreu 11 vezes o Caminhos de Santiago (Espanha), 1 vez o Caminho da Fé (Aparecida) e uma vez o Caminhos de Caravaggio (Farroupilha)

Alexandre Calmon Costa (Petrópolis-RJ) – Já percorreu 6 vezes o Caminhos de Santiago e 10 mil km na França.

 

Jorge Adelqui Cáceres Fernandez (São Paulo – SP) – Percorreu 4 vezes o Caminhos de Santiago e uma vez o Caminhos de Caravaggio.

Carlos Eduardo Paulon (São Paulo-SP) - Percorreu três vezes o Caminhos de Santiago, Caminhos de Fátima (Portugal), 10 roteiros do Caminhos no Brasil  e uma vez o Caminhos de Caravaggio

Mario Menin Júnior (São Paulo-SP) – Percorreu uma vez o Caminho da Fé e uma vez o Caminhos de Caravaggio

José Baptista da Rocha (Porto Alegre-RS) – Percorreu uma vez o Caminhos de Caravaggio e uma vez o Caminhos de Santiago

André Luis Araújo de Castro (Goiânia-GO) - 3 Caminhos Santiago (França), 2 Caminhos Santiago na Espanha e 1 Caminhos de Caravaggio

Gilberto José Galafassi (Farroupilha – RS) – Já percorreu 2 vezes caminhos Santiago Francês e Português e 3 vezes o Caminhos de Caravaggio.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias