santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

13/12/2021

Roteiro Caminhos de Caravaggio supera a marca de mil peregrinos

Trajeto liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela a Farroupilha

O roteiro turístico religioso Caminhos de Caravaggio, que liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela a Farroupilha, na Serra Gaúcha, chegou à marca de mil peregrinos acolhidos no Santuário de Farroupilha neste final de 2021. Ao todo, são 1002 pessoas que percorreram mais de 200 quilômetros a pé ou de bicicleta, sempre feitos com fé, reflexão e respeito. O peregrino de número 1000 faz parte de um grupo de sete pessoas que veio de Sorriso, Mato Grosso.

O Roteiro vem ganhando espaço entre adeptos de caminhadas e devotos a cada mês que passa. Criado oficialmente em maio de 2019, o percurso alia a religiosidade e devoção pela Mãe de Caravaggio com o estímulo de superação pessoal. Para se ter ideia do crescimento, em dezembro de 2020, eram 373 peregrinos que haviam cumprido o roteiro, superando os mil peregrinos neste término de 2021. 

Ao chegar em Farroupilha, no Santuário, o caminhante pode participar à Missa do Peregrino, que ocorre diariamente às 15h. Essa celebração é um momento bastante especial e que torna ainda mais emblemática a chegada dos peregrinos ao Santuário. Além disso, recebe certificado de participação e pode tocar o sino do campanário, outro ponto muito emocionante da caminhada.

O Roteiro Caminhos de Caravaggio

A rota Caminhos de Caravaggio, que foi lançada oficialmente em maio de 2019, passa por cidades da região turística das Hortênsias (Canela, Gramado e Nova Petrópolis), além das cidades de Caxias do Sul e Farroupilha, tendo um percurso de 200 quilômetros.

Ao fazer o trajeto, o peregrino recebe um guia que mostra o roteiro completo do percurso, dividido em 10 trechos, e também traz algumas dicas de locais para se alimentar e descansar. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km.

No início do trajeto, ele ainda recebe um passaporte, o qual é carimbado em cada parada. No final do percurso, ele recebe um certificado que comprova que ele percorreu os 200 quilômetros do roteiro Caminhos de Caravaggio.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias