santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

25/01/2024

124ª Romaria Votiva: primeiro dia da novena com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Nesta quinta-feira, 25, às 20 horas, a missa será na Paróquia São Pedro e São Paulo em Nova Roma do Sul, durante a Festa da Conversão de São Paulo.

O Santuário de Caravaggio promoveu, na noite desta quarta-feira, 24, a primeira celebração da novena preparatória para a 124ª Romaria Votiva, visitando a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, em Pinto Bandeira. A missa foi presidida pelo reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, e concelebrada pelos padres Clóvis Luiz Rombaldi e Carlos Augusto Bertotti.

Nesta quinta-feira, 25, às 20 horas, a missa será na Paróquia São Pedro e São Paulo em Nova Roma do Sul, durante a Festa da Conversão de São Paulo. Antes da chegada a Nova Roma, às 19h, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio terá uma parada na ponte que leva o seu nome para uma benção especial.

A novena seguirá com missas nas comunidades, sempre às 20h. As celebrações abrangerão Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. O dia da festa incluirá missas, benção das velas e da garganta, recitação do terço e a aguardada bênção das máquinas agrícolas. Este ano, a festividade também comemora os 90 anos da Diocese de Caxias do Sul sob o lema "90 anos em comunhão, participação e missão".

 

 Em vídeo o Pároco do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, padre Clóvis Rombaldi deixa sua mensagem.

 

Novena nas Comunidades às 20h:

·       25/01/2024 - Matriz São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)

·       26/01/2024 - Matriz Santa Cruz de Nova Milano (Farroupilha)

·       27/01/2024 - Matriz São Marcos (Farroupilha)

·       28/01/2024 - Matriz Santo Antônio de Forqueta (Caxias do Sul)

·       29/01/2024 - Capela São Vicente do Bairro Vicentina (Farroupilha)

·       30/01/2024 - Capela Santa Juliana de Mato Perso (Flores da Cunha)

·       31/01/2024 - Capela São João Batista do Bairro Primeiro de Maio (Farroupilha)

·       01/02/2024 - Matriz Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)

 

Dia Festivo no Santuário - 02 de Fevereiro (Sexta-feira):

·       8h - Missa

·       10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas

·       12h - Almoço Festivo

·       15h - Missa

·       17h - Missa

·       18h - Recitação do Terço

 

História da Romaria Votiva:

No final do século XIX, uma grande estiagem assolou Farroupilha e região. Após seis meses sem chuva, em 2 de fevereiro de 1899, uma procissão foi realizada para implorar a graça da chuva. Agricultores das comunidades vizinhas dirigiram-se a Caravaggio em uma caminhada de oração e penitência, suplicando a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, uma chuva torrencial marcou profundamente a região, sendo recebida como uma graça extraordinária. Desde então, todos os anos, em fevereiro, é realizada a festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva, denominada Romaria Votiva.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias