santuário de n. sra. de caravaggio

Santo Sepulcro

Um ambiente que provoca diversos sentimentos nos devotos é a Capela Santo Sepulcro, cujo objetivo é representar o local onde Jesus Cristo foi sepultado e onde ressuscitou três dias após sua morte. Neste ambiente, localizado ao lado direito do Santuário Antigo, as paredes perderam seu reboco e ficaram com pedras à vista, justamente para assemelhar-se ao túmulo santo, em meio a uma escavação rochosa.

Além disso, e não menos importante, o intuito de deixar visíveis as paredes da sala da sacristia da capela, da forma como foram construídas em meados de 1890, é evidenciar e destacar o trabalho árduo dos imigrantes que se estabeleceram na região de Caravaggio, e que mesmo em meio a tantas dificuldades de sobrevivência, foram os responsáveis, com a união de esforços, por erguer um lindo e valoroso espaço de fé e devoção.

Quem visitar o local vai deparar-se imediatamente com a imagem de Jesus morto, deitado no centro da sala, com Nossa Senhora das Dores ao seu lado, representando o lamento por sua paixão e morte. Além disso, 14 lamparinas presas a uma grande cruz representam as estações da via sacra, desde a primeira, onde Pilatos condena Jesus à morte, até a última, com o sepultamento.

A Capela Santo Sepulcro é mais um ambiente de oração e acolhida para os fiéis, e também de reflexão acerca de todo o sofrimento de Jesus Cristo até a sua morte e ressurreição.