santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

18/02/2024

Celebração e Reconhecimento: Padre Jocimar Romio e seus 7 Anos no Santuário de Caravaggio

Padre Ricardo, em suas palavras de agradecimento, ressaltou as virtudes do padre Jocimar, destacando seu compromisso com a liturgia, a pastoral e os jovens.

Na tarde deste primeiro domingo do tempo quaresmal, 18 de fevereiro, durante a missa das 17h, horário da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, o Santuário, reunindo seus devotos, paroquianos e peregrinos, juntamente com o reitor padre Ricardo Fontana e a equipe sacerdotal, consagrados e consagradas, celebrou a gratidão pelos 7 anos de dedicação do padre Jocimar Romio a este Santuário. 
Ao final da celebração, Padre Ricardo, em suas palavras de agradecimento, ressaltou as virtudes do padre Jocimar, destacando seu compromisso com a liturgia, a pastoral e os jovens, bem como sua abordagem abrangente e cristológica na evangelização. Em seguida, abençoou-o e enviou-o para sua nova missão.
 
 Em uma entrevista concedida ao setor de comunicação do santuário, Padre Jocimar compartilhou sobre sua vida, vocação e sua experiência junto ao Santuário de Caravaggio.
 
1- Padre Jocimar, sua cidade natal. Como nasceu sua vocação e qual era o contexto de fé em sua família?
 
Sou natural de Garibaldi - RS. Quando estava concluindo a oitava série do Ensino Fundamental, fui questionado se já havia pensado em ser padre. Apesar de minha família ser católica, nunca havia considerado essa possibilidade. Essa pergunta gerou em mim a busca pelo discernimento. Decidi ingressar no seminário em Caxias do Sul alguns meses depois, e com a ajuda dos padres formadores e muita oração, discerni que era esse o meu caminho.
 
2- Como foi sua saída de casa, sua vida no seminário e a importância de Maria durante esse tempo de discernimento?
Minha família sempre me deu total liberdade e apoio, nunca me pressionando a ser padre ou a não ser. A formação sacerdotal no seminário foi fundamental para discernir minha vocação. Durante esse tempo, a figura de Nossa Senhora foi inspiradora, especialmente em relação à paciência e à confiança, duas virtudes que me ajudaram muito.
 
3- Diante de sua jornada, qual é a importância do seu sacerdócio e de ter trabalhado junto ao Santuário de Caravaggio?
Trabalhar no Santuário de Caravaggio me aproximou mais de Deus através da oração diária, me fez perceber a fé das pessoas através da piedade popular, valorizar ainda mais os Sacramentos, especialmente o da Penitência e da Eucaristia, e crescer na devoção a Nossa Senhora. Foi um privilégio para mim ter trabalhado lá.
 
4- Quais são os desafios dessa nova missão confiada pela Igreja?
Sendo esta minha primeira vez como pároco de uma Paróquia, esse é o principal desafio. Pretendo reconhecer e valorizar o trabalho feito pelos meus predecessores e cooperar com os dons e características que possuo. É também um privilégio ser o novo pároco de Lourdes, em Caxias do Sul. Todos são bem-vindos na Paróquia de Lourdes, em Caxias do Sul. Um grande abraço e é sempre um prazer tê-los em minha agenda.
 
Biografia de Pe. Jocimar Romio: 
Filho de Geraldo Romio e Dirce Lucia Caumo Romio, nasceu em 6 de agosto de 1984, em Garibaldi. Ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, em 1999. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2005), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), especialização em formação sacerdotal pela Faculdade Dehoniana (2012) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Foi ordenado diácono em 22 de março de 2009, na Igreja São Pedro, em Garibaldi, e exerceu seu ministério diaconal na Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul. Em 20 de dezembro de 2009, foi ordenado presbítero por Dom Paulo Moretto, na Igreja Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, com o lema sacerdotal: “Sejamos cooperadores da Verdade” (3 Jo 8). Trabalhou por 7 anos em Caxias do Sul, atuando como formador dos seminaristas nos Seminários Nossa Senhora Aparecida e São José (2010-2014) e vigário da Paróquia Cristo Operário (2015-2016). Em Farroupilha, também por 7 anos, foi coordenador do Curso de Teologia e Bíblia e auxiliar do Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio (2017-2023). Em 25 de fevereiro de 2024, retorna a Caxias do Sul como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Atualmente, Pe. Jocimar Romio também atua como coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia.
 
Leandro Ávila - Santuário de Caravaggio
santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias