santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

15/06/2022

Chegou o dia: a Rádio Miriam Caravaggio passa operar na sintonia FM 95.7

A partir desta quarta-feira, os ouvintes vão poder acompanhar a programação no novo dial.

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

A partir desta quarta-feira, 15 de junho, a Rádio Miriam Caravaggio inicia uma nova etapa em sua trajetória. Depois de 65 anos, seis meses e 24 dias, o sinal AM 1.160 deixa de existir e dará lugar ao FM 95.7. Será um período experimental para o ajuste do sinal, mas a migração para o FM é definitiva. A data oficial, quando a emissora colocar toda sua potência no ar, será no dia 08 de setembro. A partir desta quarta-feira, os ouvintes vão poder acompanhar a programação no novo dial.

A passagem poderá acontecer por volta de 8h da manhã, quando os transmissores do AM 1.160, serão desligados para a conexão do FM 95.7. Para isso, a rádio ficará fora do ar por algumas horas, até que a equipe técnica acesse à torre de transmissão para fazer o processo de migração. Quando voltar o sinal, já será na sintonia 95.7 definitivamente e a partir deste momento iniciam os testes para a melhoria da qualidade do áudio.

A migração da sintonia do AM para o FM, não vai alterar a programação da Rádio Miriam Caravaggio. Os programas continuarão sendo transmitidos em seus horários tradicionais. Porém, neste período até o dia 08 de setembro, serão feitos ajustes na programação com a criação de novas atrações e ampliação do horário de alguns programas, sempre visando dar mais espaços para a comunidade farroupilhense e regional. A Rádio Miriam Caravaggio FM 95.7, continuará sendo a Rádio do Santuário e da Diocese, levando aos seus ouvintes, informações, orientações, entretenimento, serviços e religiosidade.

HISTÓRIA

Rádio Miriam Caravaggio completou 65 anos de fundação no dia 21 de novembro de 2021. A emissora foi idealizada por Dom Benedito Zorzi, segundo bispo da Diocese de Caxias do Sul. Em 26 de agosto de 1953, ele escreveu uma carta ao presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, pedindo a concessão de uma emissora de rádio para a Diocese.

Menos de ano após a carta ao presidente, em 22 de março de 1954 foi constituído o contrato social da Rádio Miriam Ltda. Em 09 de agosto do mesmo ano, Dom Benedito Zorzi ratificou o pedido de autorização para a instalação da rádio ao presidente da República.

Em 28 de janeiro de 1955, a Diocese de Caxias do Sul recebe a autorização do governo federal para instalar uma emissora de rádio com 100 watts. Em 08 de junho de 1956, a Rádio Miriam começou a operar, em carácter experimental das 0 horas às 6 horas. No dia 21 de novembro do mesmo ano ocorreu a inauguração oficial. Em 11 de março de 1958, a Rádio Miriam obteve a autorização para operar com 250 watts e, em 11 de julho do mesmo ano, começou a operar com 250 watts.

A planta transmissora localiza-se em Caravaggio, seis quilômetros da cidade de Farroupilha, desde a instalação. Em 1961, a Rádio Miriam começou a operar, na cidade, num posto de transmissão. Em 1969 o estúdio foi transferido para a cidade de Farroupilha, na Rua Rui Barbosa, 96.

Em 14 de outubro de 1979, a Rádio Miriam, começou a operar com 1 quilowatt e, em dezembro de 1989, com 5 quilowatts. Em 1999, devido à necessidade de informatização da Rádio, foi construído um estúdio auxiliar em Caravaggio, sendo inaugurado aos 08 de setembro do mesmo ano, onde permanece até hoje.

Em 27 de setembro de 2004, a Anatel autorizou a Rádio Miriam a operar com 9 quilowatts e a erguer uma antena com 129 metros, substituindo a antiga de 58 metros. Em 12 de março de 2005, a Rádio Miriam iniciou a operar com 9 quilowatts.

PROPÓSITO

Com o Concílio Vaticano II, a Igreja abriu espaços à população cristã de forma mais efetiva. A comunidade ganhava assim uma nova dimensão no universo das práticas católicas: a instituição passou a conferir aos leigos maior participação na promoção do Evangelho. A nova orientação eclesial exigia um investimento da Igreja Católica na divulgação da Palavra de Deus, por meio dos veículos de comunicação. Nesse sentido, a ação de Dom Benedito de criar a Rádio Miriam estava em consonância com um movimento maior que culminou no Concílio Vaticano II.

Padre Alcindo Domingos Trubian, atual superintendente da emissora, diz no livro dos 50 anos da Rádio Miriam, que desde os primeiros anos da década de 50, o bispo demonstrava grande interesse em fundar uma rádio católica na Região Colonial Italiana. Essa ideia foi articulada juntamente com o padre Teodoro Portolan, mas Dom Benedito Zorzi quem encaminhou tudo. Os dois tiveram a ideia, mas depois foi encaminhado o que era necessário e o bispo esteve envolvido até o final da sua vida, em 02 de dezembro de 1988, quando era o diretor da Rádio.

Conforme o padre Alcindo, o empenho incansável em viabilizar a existência da Rádio Miriam tinha por objetivo evangelizar os lares da região sem descuidar das inquietações presentes na comunidade. Dessa forma, dar voz ao Santuário era tornar audível a presença dos seus fiéis. Em seu depoimento ele evidencia alguns objetivos que norteiam a Rádio Miriam em seu editorial, evangelizar, ou seja, levar, em primeiro lugar, a verdade a cima de tudo.

Não só a verdade bíblica, mas a verdade assim como acontece, informar, mas também formar a mentalidade da pessoa no sentido construtivo e procurar ser fiel a tudo o que se propuseram os que fundaram da Rádio, que é justamente levar a mensagem Mariana, sem fazer com que haja distorções na devoção à Nossa Senhora.

Dom Benedito queria com a radiodifusão católica em Caravaggio, aumentar o número de peregrinos com a propagação das transmissões religiosas. A presença da Rádio, no centro religioso do bispado maio e mais importante do Sul do Brasil, garantia a divulgação constante dos eventos religiosos e o contato educativo com os fiéis.

Dom Benedito idealizava para a Rádio Miriam a importante meta de formação cristã da família, da educação religiosa e solidária dos ouvintes. Além disso a permanência da população na zona rural. O envolvimento da Rádio com os problemas da comunidade tinha objetivo auxiliá-los a tornar possível a subsistência fora do meio urbano. Através da emissora, a igreja penetra nos lares com seus ensinamentos e propicia a divulgação dos problemas que afligem seus fiéis em busca de possíveis soluções.

IDENTIDADE

A Rádio Miriam tem sua identidade constituída fundamentalmente por três aspectos: é uma rádio com características específicas de linguagem, legislação, administração e aspectos da realidade local e global; católica para evangelizar direta e indiretamente de acordo com as Diretrizes da Igreja Católica Apostólica Romana; da Diocese de Caxias do Sul e Santuário de Caravaggio no que se refere a sua programação e administração.

MISSÃO

Evangelizar através da divulgação e promoção dos valores éticos e evangélicos, tendo presente a cultura e a religiosidade do povo cristão, especialmente a devoção a Nossa Senhora de Caravaggio.

PRINCÍPIOS

– Fidelidade ao Evangelho;

– Identificação com os valores da cultura regional;

– Lealdade aos ideais de seus fundadores e às orientações diocesanas;

– Parceria com instituições sociais em ações que promovem o bem comum;

– Aprimoramento constante na programação e de seu corpo profissional;

– Veracidade em toda sua grade de programação;

– Interação com o público ouvinte.

OBJETIVOS

– Prestar à comunidade regional e internautas um serviço público de informação e formação de qualidade;

– Desencadear a reflexão acerca das grandes questões que afetam a comunidade;

– Promover o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, e tudo o que diz respeito à Diocese de Caxias do Sul, à Coordenação de Pastoral, às pastorais, movimentos da Igreja Católica e as comunidades;

– Contribuir com as iniciativas que visam à promoção do bem comum.

Algumas questões que podem ser trabalhadas:

– O papel da rádio na evangelização.

– A relação da rádio com a comunidade, interior e cidade

– A Comunicação como meio de propagação da paz

– A Comunicação como meio na defesa da cidadania e dos direitos das pessoas

– A Comunicação na construção de uma sociedade mais justa e fraterna

– A Comunicação como meio de formação religiosa, cultural e econômica

– A Comunicação em defesa do meio ambiente

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias