santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

27/01/2024

Dom Alessandro Ruffinoni participa do 33º Curso para os Bispos do Brasil, na Arquidiocese do Rio de Janeiro

O encontro aconteceu desde a segunda-feira, 22 de janeiro, até a sexta, dia 26, no Centro de Estudos do Sumaré, com o tema: "Antropologia integral e a crise da cultura atual: reflexões, consequências e encaminhamentos"

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Desde a década de 1990, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro oferece um curso anual para os bispos. O encontro é aberto à participação de todos os prelados brasileiros e o bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, participou da 33ª edição, entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2024, no Centro de Estudos do Sumaré.

Neste ano, a temática do encontro: "Antropologia integral e a crise da cultura atual: reflexões, consequências e encaminhamentos" foi debatida em diversas conferências e momentos de reflexão, permeados pela oração e pela Eucaristia. Mais de 80 bispos participaram do encontro, que teve presença do prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, cardeal José Tolentino Mendonça.

Também foram convidados como conferencistas, o presidente da Pontifícia Academia de Teologia, Dom Ignazio Sanna, do padre jesuíta Antonio Spadaro, subsecretário nomeado do Dicastério para a Cultura e a Educação, do reitor da Pontifíca Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), padre Luís Henrique Eloy e Silva, além do bispo auxiliar do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Joel Portella Amado. 

Dom Alessandro Ruffinoni destaca a importância de participar das formações e encontros do episcopado, mesmo na emeritude, como expressão da colegialidade episcopal e do olhar para a formação permanente como meio de ajudar o povo de Deus em sua caminhada de fé. "Falamos sobre 'ver o homem no seu todo, no seu integral' e a cultura atual, sendo as coisas boas e os desafios que temos na atualidade, sabendo, entre outras coisas usar bem os meios de comunicação", salienta.

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias