santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

07/03/2024

Educação e Fraternidade

Padre Ricardo Fontana - Reitor do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

A origem da palavra educar vem do latim, educere, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”. A arte de bem educar é, portanto, esculpir as pessoas para conduzi-las fora de si mesmas, mostrando as diferenças que existem no mundo. Em janeiro de 2023, foi divulgada as intenções de oração do Papa Francisco que são confiadas à Rede Mundial de Oração e a Igreja. A primeira intenção de 2023 foi PELOS EDUCADORES para que sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando em particular os jovens mais vulneráveis.”  Na oportunidade o Papa lança uma mensagem de vídeo para eles: “Pelos educadores – janeiro 2023" iniciando o ano de 2023, fazendo-lhes a proposta de "acrescentar um novo conteúdo ao seu ensino: a fraternidade".

O vídeo inicia com a palavra fraternidade, escrita em um quadro como se fosse um tema didático, seguida pela reflexão do Papa contando a história ambientada em uma escola. Um menino, deixado de lado por seus colegas durante as partidas de futebol, permanece sozinho num canto até que um professor, percebendo seu desconforto, decide cuidar dele. Ele o faz não com palavras, mas com o testemunho de sua vida: ele fica com ele, dia após dia, e com carinho e perseverança ele o ensina a brincar. Até que, numa manhã, ele o encontra com aqueles mesmos colegas que antes o haviam marginalizado: ele está brincando com eles e, quando marca seu primeiro gol, ele o dedica ao professor, a testemunha confiável que o ajudou.  Para o Papa, "o educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida. É alguém que sabe manusear bem três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos, em harmonia. Dessa forma", disse o Papa, "os educadores poderão formar, e não simplesmente informar, aqueles que estão sob sua responsabilidade, para que todos possam aprender a pensar em harmonia com o que sentem e fazem; a sentir em harmonia com o que pensam e fazem; e a fazer em harmonia com o que sentem e pensam". E daí a alegria de comunicar. E eles serão ouvidos com muito mais atenção e serão criadores de comunidade. Por quê? Porque estão semeando este testemunho”.

O pe. Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa diz: “que novamente, diante dos desafios do mundo, o Papa Francisco insiste mais uma vez na fraternidade. É a bússola de sua Encíclica Fratelli tutti. É o único caminho para a humanidade, e é por isso que a educação é essencial". O Papa sonha com educadores “que sejam testemunhas credíveis”, que podem ensinar a fraternidade ao invés do confronto. Quando olhamos para Jesus, aprendemos que você só comunica e transmite aos outros o que você vive. Isto exige coerência de vida entre o que se diz e o que se faz. É uma graça, por isso ele nos convida a rezar para recebê-la”. Na mensagem de Francisco no encerramento do 4º Simpósio Global Uniservitate, realizado em novembro de 2023, em Manila, ele diz:  “trata-se de uma abordagem à educação que requer métodos criativos, interdisciplinares e transdisciplinares para ajudar os jovens a serem líderes e protagonistas na construção de um futuro melhor para toda a sociedade".

Ao mesmo tempo, o Papa observa que "a importância da dimensão espiritual na educação não pode ser negligenciada", o que deve levar os jovens a "servirem o bem comum como discípulos missionários, capazes de levar a verdade transformadora, a beleza e a alegria do Evangelho a todos os membros da família humana, promovendo assim o reino de Deus de solidariedade fraterna, justiça e paz". Estamos no início do Ano Letivo 2024, oremos pelos Educadores e Estudantes, para que o Espírito Santo abençoe a cada um com a graça da sabedoria, discernimento, serenidade e amor para um tempo de aprendizagem, paz, empatia e unidade com Deus e com os irmãos.  Paz e bem!

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias