santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

14/04/2024

“Fonte de Misericórdia, rogai por nós!”

Reitor - Padre Ricardo Fontana

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

No dia 26 de março, o Santuário de Caravaggio, com alegria anunciou a 145ª Romaria em Honra a Nossa Senhora! Celebramos também os 90 anos de criação da Diocese de Caxias do Sul. Com o lema: ‘Fonte de misericórdia, rogai por nós’, desejamos nos encontrar sob o olhar misericordioso da Mãe de Jesus, que revela toda misericórdia e ternura de Deus para conosco.

O nome de Deus é misericórdia, e, celebrando os 11 anos de pontificado do Papa Francisco, ele proclama a misericórdia de Deus a toda a humanidade, convidando a observar o agir dos discípulos no Evangelho após os dias da paixão, estão fechados no Cenáculo, assustados e desencorajados. O Ressuscitado vai ao encontro deles e como primeiro gesto mostra as suas chagas: os sinais do sofrimento e da dor se tornam com Jesus os canais da misericórdia e do perdão. Assim, os discípulos compreendem que, com Jesus, a vida vence e, assim, a morte e o pecado foram derrotados. Recebem o dom do seu Espírito, que dá a eles uma vida nova, de filhos amados, repleta de alegria, amor e esperança e conclui o Papa:  "Que Maria nos ajude a ter uma fé sempre maior em Jesus ressuscitado para 'ter a vida' e difundir a alegria da Páscoa".

Por isso, neste ano, queremos eleger a misericórdia como a atitude da ternura de Deus para conosco, para que também nós sejamos misericordiosos como nosso Pai do Céu é com cada um de nós. A camponesa Joaneta  avistou uma senhora às 17 horas do dia 26 de maio de 1432, uma segunda-feira, que na sua descrição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça e venho anunciar a Paz”, diz Nossa Senhora. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde.

Paz na sociedade, unidade na Igreja e amor na família, atualizam a  mensagem de Caravaggio. Uma experiência profunda e bonita de fixar os olhos em Jesus crucificado e ressuscitado, encontrá-Lo nos Sacramentos e na oração, reconhecê-Lo presente, acreditar Nele, deixar-se tocar pela sua graça e guiar pelo seu exemplo, experimentar a alegria de amar como Ele amou. O amor de Deus é misericordioso, pois é infinito, terno, pessoal e atual, porque sempre misericordioso, isto é, sempre voltado às misérias humanas. Deus não nos julga! Ele simplesmente quer manifestar toda sua ternura. Que a fonte de misericórdia jorre abundantemente sobre os nossos corações. Convidamos a todos a participarem das pré-romarias que inicia neste sábado, 13 de abril, e da 145ª Romaria de Caravaggio, que ocorrerá nos  dias 25 e 26 de maio. Que Nossa Senhora de Caravaggio interceda sobre cada peregrino e traga consolo e renovação a todos os corações. Ó terra ditosa, feliz Caravaggio!

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias