santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

02/02/2024

Padre Joone Fachinelli é apresentado como membro da equipe sacerdotal do Santuário de Caravaggio

A apresentação foi realizada com a presença do Bispo Diocesano Dom José Gislon e a acolhida ocorreu pelo reitor do santuário, Padre Ricardo Fontana.

Na manhã deste dia festivo da Apresentação do Senhor, durante a missa solene da Romaria Votiva ao Santuário de Caravaggio, o Padre Joone Fachinelli foi apresentado à comunidade como o novo membro da equipe sacerdotal do Santuário de Caravaggio. A apresentação foi realizada com a presença do Bispo Diocesano Dom José Gislon e a acolhida ocorreu pelo reitor do santuário, Padre Ricardo Fontana.

Em uma entrevista concedida ao setor de comunicação do santuário, Padre Joone compartilhou sobre sua vida, vocação e sua chegada a Caravaggio.

Padre Joone, qual é a sua cidade natal? Como surgiu a sua vocação e qual o contexto de fé em sua família?

Sou natural de Marcorama, um distrito no interior de Garibaldi, nascido em 20 de novembro de 1960. Sou o oitavo filho de uma família de 11 irmãos.  Minha vocação é uma vocação adulta, mas desde jovem, participei do grupo dos Jovens na comunidade. Aos 18 anos, já era ministro da eucaristia. Enquanto cursava o segundo grau, continuava estudando e envolvido nas atividades da comunidade.

Como foi a sua saída de casa, a vida no seminário e qual foi a importância de Maria nesse período de discernimento?

Por incrível que pareça, em 1º de março deste ano, completam-se 40 anos desde que iniciei minha caminhada vocacional no Santuário de Caravaggio. Faço parte da primeira turma do curso de formação do propedêutico. Minha saída de casa foi significativa, pois nunca antes havia me distanciado, mas contei com o total apoio da família. Sempre fomos muito atuantes; meu pai, mãe e irmãos sempre estiveram presentes na caminhada da Comunidade Igreja.

Crescemos a aproximadamente 200 metros da Matriz da igreja, além da escola. A vivência da fé era fundamental, e recordo-me vividamente que, aos 13 anos, uma ermida foi construída a cerca de 300 metros de casa em homenagem a Nossa Senhora da Salete, marcando o início de uma devoção em Marcorama. Maria sempre esteve presente em minha vida.

Diante da sua jornada, qual é a importância do sacerdócio e o que representa para você estar a partir deste ano junto ao Santuário de Caravaggio?

Vocação é o chamado de Deus, um mistério diante do qual procuramos responder com alegria. Em todos os lugares que trabalhei ao longo da minha trajetória, sempre fui muito feliz; o povo sempre me acolheu calorosamente. A partir deste ano, ao aceitar o convite para fazer parte da equipe sacerdotal, entendo que não é um mérito ou privilégio. Não me considero acima dos outros; sempre encarei minha posição como um serviço.

Lembro-me de ter dito ao bispo, quando ele fez sua proposta, que estou a serviço da Igreja, como sempre estive. Nunca escolhi um lugar para trabalhar; sempre estive à disposição. O santuário, onde iniciei minha caminhada vocacional, tem uma importância significativa para mim.

Estou aqui para somar à equipe do Santuário de Caravaggio e enfrentar o desafio de atender bem às pessoas que o buscam, oferecendo consolo e bênçãos. Lembro-me de uma frase do Papa Francisco que ressoa em mim: “A igreja deve ser a casa da misericórdia”. Assim, venho com alegria, como um servo humilde na vinha do Senhor, junto a este sagrado lugar.

 

Biografia Pe. Joone Fachinelli.

Filho de Rezeno Fachinelli e Helena De Paoli Fachinelli (in memoriam), nasceu em Garibaldi em 20 de novembro de 1960. Foi ordenado Presbítero em Marcorama, Garibaldi, em 02 de dezembro de 1990, e tem como lema de ordenação: "Anunciai o reino de Deus e nisto conhecerão que sois meus discípulos".

Iniciou seu ministério sacerdotal como membro da equipe sacerdotal da paróquia Santos Apóstolos, Caxias do Sul, em 1991. Foi Promotor Vocacional da Diocese e membro da equipe de formação presbiteral da Diocese de Caxias do Sul em 1992. Atuou como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, de setembro de 1992 a fevereiro de 1993.

Posteriormente, desempenhou o papel de Vigário Paroquial nas paróquias de São Pelegrino e Santo Antônio, em Caxias do Sul, de 1993 a 1997. Em 1998, ocupou a função de Vigário Paroquial nas paróquias de São Marcos e Criúva. Em 1999 e 2000, tornou-se Pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Nova Roma do Sul.

Foi Vigário Paroquial da Catedral de Caxias do Sul de 2001 a 2008. Nos anos de 2006 e 2007, realizou o curso de Pós-Graduação em Direito Canônico na PUC RS. Entre 2009 e 2011, atuou como Vigário Paroquial na Paróquia de São Pelegrino, em Caxias do Sul, e como Orientador Espiritual do Seminário Maior São Lucas, em Viamão, de 2009 a 2013.

Assumiu o cargo de Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Caxias do Sul, em 2013. Desde 2007, exerce a função de juiz auditor da câmara eclesiástica da Diocese de Caxias do Sul e juiz adjunto da primeira instância do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Porto Alegre.

De março de 2014 a janeiro de 2021, ocupou os cargos de Procurador e Ecônomo da Diocese de Caxias do Sul. De fevereiro de 2021 a janeiro de 2024, foi Pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Farroupilha. A partir de fevereiro de 2024, tornou-se membro da equipe sacerdotal do Santuário de Caravaggio.

 

Leandro Ávila - Santuário de Caravaggio

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias