santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

30/03/2024

PÁSCOA!

Reitor- Padre Ricardo Fontana

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

A Páscoa convida a ir ao encontro de Jesus Ressuscitado na Galileia, como as mulheres ao alvorecer do dia depois do sábado vão ao túmulo, mas encontram-no aberto e vazio. Um anjo diz-lhes: «Não tenhais medo!» (Mt 28, 5), mandando levar a notícia aos discípulos: «Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia» (28, 7). As mulheres fogem, mas no caminho encontram Jesus que lhes diz: «Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão» (28, 10). «Não tenhais medo», «Não temais»: essa é uma voz que encoraja a abrir o coração para receber este anúncio. 

A Galileia é o lugar da primeira chamada, onde tudo começou! Trata-se de voltar ao lugar da primeira chamada. Jesus passara pela margem do lago, enquanto os pescadores estavam a consertar as redes. Chama-os e eles, deixando tudo, seguiram-No (cf. Mt 4, 18-22). Também para cada um de nós há uma «Galileia», no princípio do caminho com Jesus. «Partir para a Galileia» significa redescobrirmos o nosso Batismo como fonte viva, tirarmos energia nova da raiz da nossa fé e da nossa experiência cristã, retornar para o ponto incandescente onde a Graça de Deus tocou no início do caminho, que segundo o Papa Francisco revela três anúncios da Páscoa:  Recomeço, fé e o amor do Jesus Ressuscitado por nós. No primeiro anúncio de Páscoa é o um momento de recomeçar, há uma vida nova que Deus é capaz de fazer reiniciar em nós. Deus constrói uma obra de arte a partir dos escombros de um coração em pedaços arruinados da nossa humanidade, Deus prepara uma história nova. Ele sempre nos precede: na cruz do sofrimento, da desolação e da morte, bem como na glória duma vida que ressurge, duma história que muda, duma esperança que renasce. Nos momentos de provação precisamos ouvir o Senhor ressuscitado que nos convida a recomeçar, ser constante na esperança. O segundo anúncio de Páscoa é a fé:  Jesus não é um personagem antigo. Ele está vivo, aqui e agora. Caminha contigo todos os dias, na provação que estás a atravessar, nos sonhos que trazes dentro de ti. Abre novos caminhos onde te parece que não existem, impele-te a ir contracorrente relativamente a nostalgias e ao «já visto». Mesmo que tudo te pareça perdido, abre-te maravilhado à sua novidade: surpreender-te-á. O terceiro anúncio de Páscoa é o Jesus, o Ressuscitado, ama-nos sem fronteiras e visita todas as situações da nossa vida. Ele está presente no coração do mundo e convida-nos também a nós a superarmos as barreiras, vencer os preconceitos, aproximar-nos de quem está ao nosso lado dia a dia, para redescobrir a graça da quotidianidade.

Reconheçamo-Lo presente nas nossas «galileias», na vida de todos os dias.  A vida muda com Ele. Porque o Ressuscitado vive e guia a história. O Evangelho é claro: é preciso voltar lá, para ver Jesus ressuscitado e tornar-se testemunha da sua ressurreição, voltar ao primeiro amor, para receber o fogo que Jesus acendeu no mundo, e levá-lo a todos até aos confins da terra. Voltai para a Galileia sem medo. Como podemos alimentar a nossa esperança? Papa Francisco, em 2016, dá um conselho. Ensina-nos a recordar as obras de Deus. As leituras narram a sua fidelidade, a história do amor de Deus por nós, que nos envolve, nos alimenta a esperança e reaviva a alegria. Não esqueçamos a sua Palavra e as suas obras, senão perderemos a esperança cristã que é um dom que Deus nos concede, se sairmos de nós mesmos e nos abrirmos a Ele. Não esqueçamos! A esperança não decepciona porque o Espírito Santo foi infundido nos nossos corações. Eis o anúncio pascal, anúncio de esperança, que contém o envio. «Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia».

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias