santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

12/06/2022

Rádio Miriam Caravaggio e Santuário de Caravaggio prestam homenagem pelo falecimento do radialista Ricardo Ló

Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno. E brilhe para ele a vossa luz!

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

A equipe da Rádio Miriam Caravaggio, com profundo pesar, informa o falecimento do colega radialista, Ricardo Ló, aos 71 anos. Foram mais de 40 anos em nossa companhia, nos estudios da rádio, em programas esportivos, de cultura italiana e gaúcha, em filós, festas de comunidade, entre tantos momentos que esteve presente, com sua voz e experiência inconfundíveis.

Ricardo foi vítima de um atropelamento no início da manhã deste domingo, 12 de junho, na Rua 13 de Maio, no bairro São Luís, em Farroupilha. O motorista fugiu do local. Ele costumava, todas as manhã, fazer o deslocamento a pé da sua casa até o estúdio da rádio no centro ou em Caravaggio.

Os atos fúnebres serão realizados no Memorial São José de Farroupilha e o sepultamento será nesta segunda-feira, 13, às 10h, no Cemitério Público Municipal de Farroupilha.

HISTÓRICO

Ricardo Ló, nasceu na comunidade de Mundo Novo, interior de Farroupilha e ainda criança seus pais miraram para o bairro Imigrante, na cidade de Farroupilha. Ele mantinha uma relação muito presente com as comunidade do interior. Era difícil imaginar que ele tivera uma vida urbana. A Cultura Italiana, com o Talian, fazia de Ricardo um grande divulgador e incentivador da língua falada pelos imigrantes ao longo da história da colonização italiana.

Enquanto jovem, dos 10 aos 20 anos estudou no Seminário dos Paulinos, inclusive estudando em São Paulo, já que seu desejo era ser padre. O fascínio pelo rádio começou cedo em sua trajetória. Foi através de um religioso que mexia com rádio, que ele conheceu o mundo do qual faria parte. Como um bom leitor, cooperou para que ele ganhasse espaço naquela época. No final dos anos 60 residiu três anos em São Paulo, quando a rádio América de lá, foi assumida pelos padres Paulinos, ao qual ficou responsável pelas apresentações de festas.

De volta a Farroupilha, começou dar aulas de Ensino Religião e música até que passou em um concurso para locutor, em 1974, não saiu mais do rádio, aliás, pouco horas antes de ser atropelado, estaria na Rádio Miriam para a apresentação de um dos maiores programas de valorização do Talian (Comme Noantri no Guene Altri), às 9 horas da manhã. Ricardo foi por muito anos repórter esportivo, cobrindo os times de futebol profissional da região e no futebol amador no interior de Farroupilha e municípios da região. Depois da passagens por veículos de Rádio da região, ele retornou em 1993 para a Rádio Mirian, onde, no dia 11 de junho de 2022, fez seu último boletim esportivo  para o Jornal do Meio-Dia.

Ricardo apresentava o Bom Dia Ouvinte, na Rádio Miriam, das 6h às 7h com músicas, infoirmações, histórias, curiosidades e brincadeiras, uma das marcas era o áudio de um galo cantando que ele gostava de veicular no início do programa. Participava do Jornal da Manhã, com informações esportivas e notícias, e claro, nunca faltavam as curiosidades e fatos hitóricos, assim como no programa Miriam Comunidade e Jornal do Meio-Dia, com informações esportivas. Das 13h às 14h apresentava o Tribuna do Esporte com seus convidados. Das 17h às 19h apresentava o programa A Caminho de Caravaggio, além de programas que ele gravava como, Querência Serrana e Momento da Viola. No domingo das 9h às 11h o programa Comme Noantri no Guene Altri.

Ricado nunca se casou, mas sempre presente na vida da família com quem morava. Dedicou a vida toda ao rádio, as amizades, valorização da cultura italiana, esporte, comunidades, religiosidade, respeito pelas pessoas  e a culinária típica da região. Gostava muito de viajar com grupos italianos pelas regiões do Brasil, onde haviam manifestações do gênero.

O radialista também foi patrão de CTG, onde recebeu o apelido de Xirú de um tradicionaliosta de Quaraí, que declamava poesia na rádio. Em primeiro de julho ele completaria 48 anos de rádio. Mais de 40 anos foram dedicados à Rádio Miriam. Até o final de maio 2022 foi presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha. Ricardo Ló, estava planejando celebrar seus 50 anos de rádio, em 2024 e comemorava a migração da Rádio Miriam AM para o FM, que acontecerá no dia 15 de junho.

Foto: Gleici Trois

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias