santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

25/01/2024

Romaria Votiva de Caravaggio Celebra Momento Histórico na Ponte em Nova Roma do Sul

Às 19h, haverá uma bênção solene com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio sobre a nova ponte, que foi nomeada como 'Ponte Nossa Senhora de Caravaggio'”.

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

Nesta quinta-feira, 25 de janeiro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio terá uma solene procissão desde o Santuário, marcando a segunda noite da novena preparatória para a 124ª Romaria Votiva, com destino a Nova Roma do Sul. Às 19h, um momento de profundo significado ocorrerá quando a procissão de devotos originários de Farroupilha se encontrará com a procissão proveniente de Nova Roma do Sul. No coração da emblemática "Ponte Nossa Senhora de Caravaggio", a imagem da Virgem Maria será o centro desse encontro único. As duas procissões, representando devotos da mesma mãe, não estarão mais separadas pela ponte, mas sim unidas por ela! Uma bênção solene será realizada sobre a ponte, junto à imagem de Nossa Senhora.

O reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Ricardo Fontana, ressalta a importância deste momento histórico: “Na Paróquia São Pedro e São Paulo de Nova Roma do Sul, por graça de Deus e após tantas catástrofes e enchentes que destruiram a ponte, teremos a graça de abençoar com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio a nova ponte, que foi nomeada como 'Ponte Nossa Senhora de Caravaggio'”.

É notável o vínculo especial que a comunidade de Nova Roma do Sul tem com Nossa Senhora de Caravaggio. Mesmo após as adversidades enfrentadas durante as enchentes de 2023, a comunidade não registrou feridos graves nem grandes dificuldades. Como expressão de gratidão e fé, eles reconstruíram a ponte de forma harmoniosa e dedicaram-na à Mãe de Deus. O nome da ponte, um tributo a Nossa Senhora, desafia-nos a sermos promotores de unidade e não de divisões, concluiu Padre Ricardo Fontana.

A novena seguirá com missas nas comunidades, sempre às 20h. As celebrações abrangerão Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. O dia da festa incluirá missas, benção das velas e da garganta, recitação do terço e a aguardada bênção das máquinas agrícolas. Este ano, a festividade também comemora os 90 anos da Diocese de Caxias do Sul sob o lema "90 anos em comunhão, participação e missão".

 

 Novena nas Comunidades às 20h:

 

·       25/01/2024 - Matriz São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)

·       26/01/2024 - Matriz Santa Cruz de Nova Milano (Farroupilha)

·       27/01/2024 - Matriz São Marcos (Farroupilha)

·       28/01/2024 - Matriz Santo Antônio de Forqueta (Caxias do Sul)

·       29/01/2024 - Capela São Vicente do Bairro Vicentina (Farroupilha)

·       30/01/2024 - Capela Santa Juliana de Mato Perso (Flores da Cunha)

·       31/01/2024 - Capela São João Batista do Bairro Primeiro de Maio (Farroupilha)

·       01/02/2024 - Matriz Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)

 

Dia Festivo no Santuário - 02 de Fevereiro (Sexta-feira):

 

·       8h - Missa

·       10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas

·       12h - Almoço Festivo

·       15h - Missa

·       17h - Missa

·       18h - Recitação do Terço

 

Leandro Ávila - Santuário de Caravaggio

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias