santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

23/01/2024

Romaria Votiva e os 90 anos da criação da Diocese de Caxias do Sul

A novena preparatória terá início no próximo dia 24 e seguirá até o dia 1º, com missas nas comunidades, sempre às 20h.

Foto de capa
Foto de capa
Foto de capa

A Romaria Votiva nestes 124 anos de história foi testemunha desde a semente de fé plantada pelos imigrantes até o nascimento da Diocese de Caxias do Sul, consolidada nestes 90 anos de história. Com uma história de fé e evangelização, os primeiros imigrantes italianos, que trouxeram consigo a riqueza de sua fé, foram os pioneiros na região.

 Com coragem e determinação, eles ergueram igrejas, fundaram comunidades e deram vida às paróquias que até hoje são pilares da diocese. Construíram um legado através da devoção, esperança e ardor evangélico, arraigadas no coração destes imigrantes, mas também naqueles que viram os frutos do trabalho destes desbravadores e aqui decidiram firmar suas raízes. A devoção e o compromisso dos sacerdotes, irmãs, irmãos e todo o povo de Deus foram fundamentais para a construção e fortalecimento da igreja.

Celebrando esta trajetória, a 124ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio revive esses 90 anos de história com um compromisso de amor e evangelização. O reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, destaca: “Como Diocese de Caxias do Sul, celebramos, de 8 de setembro de 2023 a 8 de setembro de 2024, os 90 anos de criação da diocese, que tem Nossa Senhora de Caravaggio como padroeira e rainha. Optamos pelo lema da Romaria Votiva deste ano: '90 anos da Diocese de Caxias do Sul: em comunhão, participação e missão'. No cartaz da festa, os Bispos figuram como símbolo de comunhão com a Igreja de Cristo, que está engajada no Sínodo dos Bispos com o Papa Francisco, no qual nos unimos em ação e reflexão. Esta festa é construída por muitas mãos, da mesma forma como nossa Diocese foi edificada. Desejamos trilhar nosso caminho com Maria, unindo-nos em torno de Cristo e dos princípios e valores resgatados até o momento”, concluiu Padre Ricardo.

 

Criada na festividade da Natividade de Nossa Senhora, em 08 de setembro de 1934, a Diocese de Caxias do Sul está celebrando seu jubileu de 90 anos. A Bula Quae Spirituali Christifidelium do Papa Pio XI, desmembrou o território da Arquidiocese de Porto Alegre e lhe deu o nome de “Diocese de Caxias”.

Em 10 de novembro de 1966, por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a denominar-se Diocese de Caxias do Sul.

A padroeira da Diocese é Nossa Senhora de Caravaggio. Atualmente atende a 73 paróquias e quase mil comunidades, em 32 municípios.

O primeiro bispo foi Dom José Baréa, que serviu à Diocese de 1936 a 1951; seu sucessor foi Dom Benedito Zorzi, de 1952 a 1983, quando se tornou emérito, sucedido por Dom Paulo Moretto, que governou a Igreja até 2011. De 1957 a 1978, a Diocese de Caxias também teve como bispo auxiliar o capuchinho Dom Cândido Maria Bampi.

Em 2010, o Papa Bento XVI nomeou como bispo coadjutor Dom Alessandro Ruffinoni, que foi empossado bispo diocesano em julho de 2011 e permaneceu até 2019. Em 26 de junho de 2019, o Santo Padre Francisco nomeou Dom José Gislon, OFMCap. como quinto bispo da Diocese de Caxias do Sul, tomando posse em 08 de setembro daquele ano, aniversário de 85 anos da Diocese.

No dia 12 de outubro, solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, durante o 43º Encontro Diocesano de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas, Dom José Gislon deu abertura aos festejos dos 90 anos. Inseridas no processo sinodal da Igreja Católica, as nove décadas podem ser resumidas com as três palavras-chave do Sínodo: comunhão, participação e missão.

A novena terá início no próximo dia 24 e seguirá até o dia 1º, com missas nas comunidades, sempre às 20h. As celebrações abrangerão Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha. O dia da festa incluirá missas, recitação do terço e a aguardada bênção das máquinas agrícolas.

Novena nas Comunidades às 20h:

·       24/01/2024 - Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (Pinto Bandeira)

·       25/01/2024 - Matriz São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)

·       26/01/2024 - Matriz Santa Cruz de Nova Milano (Farroupilha)

·       27/01/2024 - Matriz São Marcos (Farroupilha)

·       28/01/2024 - Matriz Santo Antônio de Forqueta (Caxias do Sul)

·       29/01/2024 - Capela São Vicente do Bairro Vicentina (Farroupilha)

·       30/01/2024 - Capela Santa Juliana de Mato Perso (Flores da Cunha)

·       31/01/2024 - Capela São João Batista do Bairro Primeiro de Maio (Farroupilha)

·       01/02/2024 - Matriz Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)

 

Dia Festivo no Santuário - 02 de Fevereiro (Sexta-feira):

·       8h - Missa

·       10h - Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas

·       12h - Almoço Festivo

·       15h - Missa

·       17h - Missa

·       18h - Recitação do Terço

 

 

História da Romaria Votiva:

No final do século XIX, uma grande estiagem assolou Farroupilha e região. Após seis meses sem chuva, em 2 de fevereiro de 1899, uma procissão foi realizada para implorar a graça da chuva. Agricultores das comunidades vizinhas dirigiram-se a Caravaggio em uma caminhada de oração e penitência, suplicando a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, uma chuva torrencial marcou profundamente a região, sendo recebida como uma graça extraordinária. Desde então, todos os anos, em fevereiro, é realizada a festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva, denominada Romaria Votiva.

 

 

 

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias