santuário de n. sra. de caravaggio

Notícias

30/06/2022

Solenidade de São Pedro e São Paulo: coleta do óbolo de São Pedro, a caridade do Papa

Nesta festa se realiza a coleta para o Óbolo de São Pedro, que é destinada às obras sociais, iniciativas humanitárias e de promoção social do Papa Francisco.

No próximo final de semana, 02 e 03 de julho, a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos. Nesta festa se realiza a coleta para o Óbolo de São Pedro, que é destinada às obras sociais, iniciativas humanitárias e de promoção social do Papa Francisco. Toda a arrecadação deste dia é encaminhada integralmente ao Vaticano.

A coleta do Óbolo de São Pedro acontece todos os anos no domingo da celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo. Neste dia, por decisão da 7ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em todas as Igrejas, oratórios, mesmo dos mosteiros, conventos e colégios, comemora-se o dia do Papa, com pregações e orações que traduzam amor, veneração, respeito e obediência ao Vigário de Cristo e com ofertas para o óbolo de São Pedro.

A palavra “óbolo” significa “oferta”, “doação”. Trata-se de uma ajuda financeira que os fiéis de todo mundo oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro para socorrer as necessidades da Igreja e promover a caridade em favor das populações mais carentes. A caridade é uma marca dos cristãos católicos desde o início da Igreja primitiva, como nos mostra a segunda carta de Paulo aos Coríntios (2 Cor 8,8), na qual o apóstolo exorta à solicitude da comunidade em favor dos mais pobres como ocasião para provar a sinceridade do amor.

Participemos deste gesto concreto de comunhão com o Papa, com fidelidade e generosidade de coração!

 

Foto: Papa Francisco no almoço dom os pobres na Sala Paulo VI  (Vatican Media)

santuário de n. sra. de caravaggio

Outras Notícias